- 1.Células tronco embrionárias: formadas após a fertilização, estas células não especializadas evoluem para todas as outras células. Para ser possível a coleta destas células tronco embrionárias para o desenvolvimento de um tratamento, os embriões têm que ser destruídos em laboratório. Obviamente, isto levanta muitos problemas éticos. Por isto, o BCU não faz qualquer coleta de células tronco embrionárias.
- 2.Células tronco adultas: são células que não desaparecem após o parto; permanecem no nosso corpo e desempenham um papel na reparação de tecidos danificados. Estas “reservas” vão gradualmente diminuindo, e perdem cada vez mais a vitalidade (I). Estas células tronco adultas também se podem desenvolver para outros tipos de células (II). Estas células são geralmente obtidas através de punção da medula óssea, da gordura descartada após cirurgia plástica, do folículo do pêlo e da polpa dentária.
- 3.Células tronco do sangue do cordão umbilical e placentário – SCUP: têm a capacidade de se diferenciar para uma ampla gama de outros tipos de células (III) Estas células são muito novas, com muita vitalidade, sem a ação dos fatores do ambiente e também muito fáceis de obter. Estas células podem ser congeladas para uma posterior utilização no tratamento de doenças nos doadores e para outros doentes. As células tronco do sangue do cordão umbilical apresentam uma série de vantagens em relação as células tronco da medula óssea, da gordura, entre outras:
- têm maior vitalidade
- são mais fáceis de coletar
- a coleta não está sujeita a objeções de ordem ética
- não causam a rejeição
- [i] Woods K., Ann NY Acad Sci 2000; 908: 331-335
- [ii] Liang L., Stem Cells, 2002; 20(1): 21-31
- [iii] Erices A., Br. J Haematol, 2000; 109(1): 183-186
Fonte: www.bcubrasil.com.br
Nossa! que interessante!
ResponderExcluirIsso foi algo que eu demorei pra entender.... quando você veio aqui em casa e me explicou foi que caiu a ficha! Hahaha.. ainda bem que alguém se prontificou a me explicar(em casa porque com a barriga que eu tava não conguia nem sair da cama), do contrário eu nem teria coletado do meu filho! Ainda bem...
ResponderExcluir