Quem sou eu

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Sou responsável pelo escritório BCU Brasil - Regional Florianópolis. Somos um Banco de Cordão Umbilical, que coleta, processa e armazena as células-tronco retiradas do sangue do cordão umbilical do bebê. O BCU, com mais de 11 anos de atuação no mercado mundial é detentor de vários prêmios o que demonstra sua plena capacidade, possuímos mais de 35.000 coletas realizadas. O BCU participa de várias pesquisas, inclusive no ramo da biotecnologia. Informações: (48) 3025-3700

Banco de Cordão Umbilical

Banco de Cordão Umbilical
informe-se e colete! (48) 3025-3700

terça-feira, 28 de junho de 2011

Tipos de Células-Tronco

Quais os tipos de células tronco ou estaminais? Existem três tipos diferentes de células tronco:

  • 1.Células tronco embrionárias: formadas após a fertilização, estas células não especializadas evoluem para todas as outras células. Para ser possível a coleta destas células tronco embrionárias para o desenvolvimento de um tratamento, os embriões têm que ser destruídos em laboratório. Obviamente, isto levanta muitos problemas éticos. Por isto, o BCU não faz qualquer coleta de células tronco embrionárias.
  • 2.Células tronco adultas: são células que não desaparecem após o parto; permanecem no nosso corpo e desempenham um papel na reparação de tecidos danificados. Estas “reservas” vão gradualmente diminuindo, e perdem cada vez mais a vitalidade (I). Estas células tronco adultas também se podem desenvolver para outros tipos de células (II). Estas células são geralmente obtidas através de punção da medula óssea, da gordura descartada após cirurgia plástica, do folículo do pêlo e da polpa dentária.
  • 3.Células tronco do sangue do cordão umbilical e placentário – SCUP: têm a capacidade de se diferenciar para uma ampla gama de outros tipos de células (III) Estas células são muito novas, com muita vitalidade, sem a ação dos fatores do ambiente e também muito fáceis de obter. Estas células podem ser congeladas para uma posterior utilização no tratamento de doenças nos doadores e para outros doentes. As células tronco do sangue do cordão umbilical  apresentam uma série de vantagens em relação as células tronco da medula óssea, da gordura, entre outras:
    • têm maior vitalidade
    • são mais fáceis de coletar
    • a coleta não está sujeita a objeções de ordem ética
    • não causam a rejeição

Referências:
  • [i] Woods K., Ann NY Acad Sci 2000; 908: 331-335
  • [ii] Liang L., Stem Cells, 2002; 20(1): 21-31
  • [iii] Erices A., Br. J Haematol, 2000; 109(1): 183-186

Fonte: www.bcubrasil.com.br

    2 comentários:

    1. Nossa! que interessante!

      ResponderExcluir
    2. Jordana - Capivari de Baixo SC7 de julho de 2011 às 05:25

      Isso foi algo que eu demorei pra entender.... quando você veio aqui em casa e me explicou foi que caiu a ficha! Hahaha.. ainda bem que alguém se prontificou a me explicar(em casa porque com a barriga que eu tava não conguia nem sair da cama), do contrário eu nem teria coletado do meu filho! Ainda bem...

      ResponderExcluir